Tradutor - Translate

Total de visualizações de página

sábado, 16 de agosto de 2014

São Paulo oferece gratuitamente mudas de árvores

AS ÁRVORES EMBELEZAM, VIVIFICAM, REFRESCAM, DIMINUEM OS EFEITOS DA POLUIÇÃO E MUITO MAIS

Que tal arborizar sua rua e levar esses benefícios para todos a sua volta
?



Um fato que não se discute é o de que a arborização urbana contribui para a melhoria do aspecto estético das cidades. Mas, em verdade, diversas são as vantagens de se ter uma cidade arborizada.
As árvores atenuam o calor do sol; absorvem ruídos; renovam o oxigênio do ar; filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores; contribuem para reduzir o efeito das enchentes, além de atrair pássaros.
Assim, além de estabilizar a temperatura ambiente, evitando os efeitos da insolação nas horas mais quentes do dia, estudos científicos demonstram que bairros arborizados apresentam temperaturas cerca de 4°C inferiores àquelas das áreas edificadas não arborizadas.



As árvores melhoram o conforto térmico também por promoverem a elevação da umidade do ar graças à transpiração de suas folhas.


No que concerne à questão das enchentes, as árvores diminuem e retardam o escoamento superficial das águas em direção às baixadas, além de permitirem a infiltração da água no solo ao redor de seu tronco nas áreas de calçadas pavimentadas.


Elas são, também, atrativas para os pássaros, pois fornecem-lhes alimento e abrigo para pouso e reprodução.


As árvores, assim como a vegetação em geral, formam também uma barreira natural contra a propagação de ruídos em especial o de automóveis, funcionando como dissipadores.


Por fim, e não menos importante, a sua folhagem funciona como filtro de ar por reter materiais particulados em suspensão que serão posteriormente lavados para o solo pelas águas das chuvas.


Dessa forma, a vegetação urbana, atuando no âmbito físico e mental do ser humano, causa-lhe bem estar por atenuar o sentimento de opressão típico das grandes cidades.

Muitas cidades oferecem mudas grátis para seus moradores. Basta procurar na Prefeitura o órgão competente na Secretaria de Meio Ambiente e se informar se sua cidade oferece esse benefício.

Se você é de São Paulo, aqui está a dica:


A cidade de São Paulo oferece gratuitamente aos seus moradores uma grande variedade de mudas de árvores para serem plantadas em calçadas ou quintais, basta comparecer a um dos parque municipais que constam na lista no final desta página, preencher um pequeno questionário, assinar um termo de responsabilidade e levar uma planta para casa.


As perguntas são bem simples e tem como objetivo ajudar o cidadão na definição da espécie mais indicada para a sua calçada e orientá-lo sobre detalhes técnicos do plantio, para garantir condições de desenvolvimento para a árvore e segurança para quem usa a rua.


Florada da Quaresmeira (Foto: site árvores do Brasil)


O interessado deve informar o endereço do plantio (que deve ser no município de São Paulo), a largura e o comprimento da calçada, se já tem alguma árvore, fica embaixo da rede elétrica e se tem equipamentos públicos como poste, orelhão, placa de trânsito, semáforo, caixa de concessionária de telefonia, luz, água ou gás, hidrante, etc.


A doação é parte da Campanha Permanente de Incentivo à Arborização, sediada no Viveiro Manequinho Lopes (Parque Ibirapuera), aberto de segunda a sexta-feira, das 08:30 às 11:30 e das 13:30 às 15:30 horas e o telefone é (11) 3887 6761.


Junto com a muda, que já vem com altura aproximada de 2,5 a 3,0 metros, o paulistano leva um exemplar da Cartilha de Arborização Urbana, feita em linguagem simples e objetiva e muito bem ilustrada. Baixe aqui em formato pdf a cartilha (frente e verso) e o termo de responsabilidade.



Viveiro de Mudas (Foto: Portal da Prefeitura - SP)


PARQUES QUE DISTRIBUEM MUDAS EM SP


Segue a lista com os parques municipais participantes da campanha. Para saber a localização e o horário de funcionamento do parque escolhido, clique sobre o seu nome.










Nenhum comentário:

Postar um comentário